Esse vai fazer muito sucesso
"Eclipse", que chega ao Brasil nesta sexta-feira (16), é o terceiro livro da série "Crepúsculo". A obra revela a maturidade da autora Stephenie Meyer, pois a continuação da história de amor entre Bella Swan e Edward Cullen possui a tensão sexual e a violência nos pontos ideais. Se namorar um vampiro já não é fácil para Bella, imagine ter um lobisomem como outro admirador. O personagem Jacob Black nutre profundo amor pela garota e em "Eclipse" rivaliza com Edward para conquistar o coração dela. O resultado é um dilema para Bella: decidir entre o vampiro e o lobisomem. "Eclipse" revela maturidade da autora de "Crepúsculo"
Abstinência sexual é um dos temas centrais da história, mostrando pensamento religioso da escitora americana Stephenie Meyer
(Cuidado! Este texto possui spoilers)
Não se trata de uma simples abstinência sexual da personagem central. Bella pode ser morta por Edward, caso ele não controle os impulsos e o desejo pelo sangue dela. Desse modo, antes de ser romântico, o clima é tenso entre os dois, como vemos nesta parte da obra:
"Minhas mãos estavam meio trêmulas enquanto eu soltava os braços de seu pescoço. Meus dedos desceram por sua nuca até a gola da camisa. O tremor não ajudou em nada quando tentei abrir os botões às pressas, antes de ele me impedir".
O voto de castidade de Edward mostra a influência religiosa de Stephenie Meyer, que freqüenta a igreja mórmon nos EUA. O personagem – apesar de vampiro e imortal - desconfia ter alma e não pode arriscá-la, já que, segundo ele, sexo antes do casamento seria algo totalmente condenável. "Eclipse", Ed. Intrínseca; 384 página, R$39,90
Sobre Jacob vale notar que é ele o segundo em comando da alcatéia, embora devesse ser o primeiro no lugar de seu irmão – os lobisomens se consideram todos irmãos – Sam. Stephenie pode ter se inspirado na história bíblica de Esaú e Jacó, que brigam pelo comando da tribo. O personagem bíblico também nutre grande amor por Raquel, assim como Jacob por Bella.
Ação
Em "Lua Nova", episódio anterior da série “Crepúsculo”, a monotonia é marca do livro. No entanto, "Eclipse" é recheado de suspense e duelos, indispensáveis em qualquer bom livro para jovens.
A vampira Victória, que perseguiu Bella em "Lua Nova", volta agora com um exército de seres das trevas recém criados. O bando é responsável por inúmeras mortes na cidade de Seattle, como preparação para a luta contra a família Cullen.
Bella é o alvo dos sugadores de sangue, mas também é responsável pela união – antes improvável – entre vampiros e lobisomens. O pacto entre os dois bandos visa proteger a cidade de Forks e também a personagem central.
Na preparação desse duelo final, os leitores podem se deliciar com histórias de personagem que ficaram um pouco de fora dos outros livros, como Jasper e Rosalie Hale. Além de se divertir com os pensamentos de Bella, personagem que se mostra mais dotada de um senso crítico.
"Eclipse" foi o livro que desbancou Harry Potter nas listas dos mais vendidos dos EUA e revelou de vez a série “Crepúsculo” como fenômeno literário. A obra coloca Stephenie Meyer como uma das mestres de nosso tempo no diálogo com adolescentes e com todos aqueles que gostam de uma boa história de amor.
0 comentários